Nilcemar Nogueira assume gestão da Cultura Carioca.
O Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, Centro do Rio, foi o palco escolhido por Nilcemar para sua posse como Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, na gestão do Prefeito Marcelo Crivella.
A sessão solene, como dizia no convite, aconteceu no dia 05 de janeiro de 2017, 11 horas da manhã.
Como conhecia o teatro de outros espetáculos, depois de cumprimentar a professora/doutora, neta de Cartola e Dona Zica, antes que a platéia inferior enchesse totalmente, mas já prevendo que os camarotes e balcões teriam que ser abertos diante do número de convidados presentes, subi para os camarotes e me posicionei bem no meio. De frente para o palco. Não tive muita mobilidade, mas a possibilidade de gravar algumas partes do evento e fotografar os trabalhos”
Para registrar o acontecimento reproduzo o texto que postei nas redes sociais e publico aqui as fotos e um playlist do que gravei com o celular. Ressalto que é apenas um registro documental e não uma produção audiovisual.
Ao texto:
“Há anos me libertei da exigência de comparecer a compromissos políticos. Só a trabalho!
Hoje, quebrei minha promessa de ficar longe desse tipo de atividade e fui a posse da minha PROFESSORA Nilcemar Nogueira, como Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Vi e ouvi de tudo, como sempre. Mas valeu a pena.
Sei que testemunhei um momento especial! Neta de Dona Zica e Cartola, a Doutora Nilcemar encheu o Teatro Carlos Gomes de pessoas cheias de diferenças entre si. Isso ficou claro no decorrer da solenidade.
Foi o samba – sempre ele – que uniu a todos… Do “alvorecer” da Mangueira foram chegando e por ali passaram para deixarem suas melhores energias artistas deste e outro plano. De Cartola e Villa Lobos às novas gerações, representadas pelos mestre-salas e porta-bandeiras mirins.
Pode ser por acaso mas, sem dúvida, é significativo o fato da festa terminar ao som da Bateria da Mangueira, comandada por Mestre Rodrigo Explosão, e o intérprete da Estação Primeira de Mangueira, Ciganerey, cantando o samba-enredo para 2017, “Só com a ajuda do santo”. É dessa ajuda que todos vamos precisar, já ficou claro. (Com a devida vênia ao Excelentíssimo Prefeito Marcelo Crivella, de recursos também!)
A tarefa é árdua, as dificuldades inúmeras e tão diversificadas como a cultura plural e transversal propostas pela secretária. O recado foi dado. E sim, pelo que vimos hoje o povo do samba vai puxar o cortejo…
Sucesso e muita luz, Nilcemar Nogueira“
As fotos: podem ser vistas no slideshow abaixo ou clicando AQUI para a coleção do Flickr
O playlist:
@delcueto @no_rumo já em 2017 no SEM FIM… já em ritmo do CarnevaleRio 2017