O milagre do santo na Bateria da Mangueira… No desfile da Mangueira, na segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017, com o enredo “Só com a Ajuda do Santo”, do carnavalesco Leandro Vieira, caí dentro da escola fotografando antes, durante e depois da passagem pela Passarela do Samba Darcy Ribeiro, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.
Logo depois do carnaval de 2017 publiquei as fotos do desfile e da dispersão, na Praça da Apoteose, e guardei, cheia de ciúmes, o material da concentração do desfile de segunda-feira. Quando abri os arquivos, vi que ali havia uma história sendo contada. Avaliei que ele merecia ser destacado do restante do (enorme, diga-se de passagem) material da verde e rosa do desfile oficial e do sábado das Campeãs.
O Milagre do Santo
A preparação da escola foi especial. Focada na Bateria da Mangueira e na “montagem” dos instrumentos e o trabalho dos Mestres, diretores, coordenadores e ritmistas.
Acho que é o trabalho mais completo que já fiz dentro da proposta de “destrinchar” e sentir o que é a emoção de fazer parte desse grupo tão especial.
Boa parte das fotos foi feita com uma lente 50mm. Registram a transformação dos ritmistas da Mangueira em monges franciscanos batuqueiros. De meninos do morro, crias da Mangueira, a anjos…
Aí foi ficando…
Até que hoje, aniversário do ritmista Marlon Gaia, mais uma vez, ele me cobrou (com toda a razão) suas fotos de “anjinho”. Quando fui procurar, voltei no tempo ao ver essas fotos guardadas. Só para mim, enquanto esperava uma oportunidade para mostrá-las que nunca veio…
Não achei justo! Por isso, pedindo desculpas aos amigos de quem privei essa emoção até agora, apresento um dos trabalhos que mais gostei de produzir. Com e para vocês “O Milagre do Santo na Bateria da Mangueira”
Clique AQUI ou na foto para ver o álbum do FLICKR
Quer mais Mangueira?
Clique AQUI para a coleção completa das fotos do Desfile de sábado das Campeãs. E AQUI para acessar o álbum do desfile oficial, na segunda-feira, 27 de fevereiro.
Agradecimentos aos Meninos da Mangueira, ritmistas, diretores e mestres que, junto com Rafaela Bastos, constroem essa linda história a cada encontro ou evento registrado.
O grupo Gres Estação Primeira de Mangueira, no FLICKR é o acesso para a coleção de registros da verde e rosa da fotógrafa
Curta nossa página no Facebook e no canal del Cueto, no youtube, desde 2008 registrando momentos do carnaval carioca.
Aqui tem mais pra você:
Já seguiu “No rumo do Sem Fim”?
Lá você encontrará o conteúdo produzido por Valéria del Cueto e também links para objetos e desejos produzidos no Studio@delcueto!
Ideias e design disponíveis nas plataformas:
Colab55
Redbubble
Siga os instagrans
@valeriadelcueto
@delcueto.studio