Todos os anos, mais de 4 mil pessoas são contratadas para trabalhar na Sapucaí. Com algumas tenho contato mais direto, já que são elas que controlam a pista do sambódromo, onde transito centenas de vezes.
A linha de frente que abre caminho para as escolas é um clássico no desfile, pelo menos pra mim que dependo da boa vontade da rapaziada na hora de fotografar as agremiações.
A primeira impressão é de que os caras são muito brabos. Mas é só impressão. Na verdade, se gentileza gera gentileza, é isso que tenho recebido deles, tanto na linha de frente quanto ao lado do recuo de bateria, onde costumo estacionar para gravar os áudios dos esquentas.
Este ano, conformo contei na matéria Céu de brigadeiro, tempo bom no carnaval do Rio de Janeiro. Pra rimar, deu… Salgueiro! Tive a necessidade de experimentar outros setores de serviços da Sapucaí. A saber: os bombeiros e o departamento médico. As fotos dos responsáveis pelo meu atendimento estão aqui no álbum.
Carnaval na Sapucaí controle e seviço é o álbum onde reunirei os registros da rapaziada. Colegas e amigos com quem convivo desde minha estréia fotográfica na pista da Sapucaí. Obrigado, queridos!
Pra finalizar, minha homenagem de sempre aos garis da Comlurb. Normalmente eles representados no meu acervo pelo queridíssimo Renato Sorriso, como agora Renato é vip e famoso, foi substituído por representante da categoria.
*Fotos de Valéria del Cueto para o projeto SEM FIM… carnaval 2009, da del Cueto – assessoria e produção.