Centro de Memória Verde e Rosa, reabertura
Tem um momento melhor para sua revitalização do que nos 100 anos do samba?
Fechado durante anos, o espaço que concentra objetos, peças e informações referentes a história do Grêmio Recreativo Estação Primeira de Mangueira foi reaberto dia 17 de dezembro de 2016.
A cerimônia começou às 20 h, com a presença de autoridades da escola, representantes de co-irmãs e da Liesa. Componentes da diretoria, baluartes, Velha Guarda e das principais alas compareceram ao encontro com o passado mangueirense.
Depois das palavras dos componentes da mesa, a Velha Guarda “puxou” um samba exaltação à verde e rosa.
Eis um trecho da apresentação:
Logo após os convidados se dirigiram à entrada do Centro de Memória, no terceiro andar do Palácio do Samba, onde uma fita verde e rosa representava o esforço da equipe da Vice Presidência Cultural na recuperação e revitalização do espaço.
As fotos falam mais que a narrativa. O mais interessante, para mim, foram as expressões nos olhares dos presentes procurando e encontrando pelos corredores suas referências e raízes entre as imagens expostas.
AQUI o link para as imagens do slideshow abaixo
A boa surpresa foi o contato feito por Andréa Corrêa e sua equipe. Em nome do Vice Presidente Cultural, Paulo Ramos, ela pediu para incluir a foto abaixo, no Centro de Memória. Ela faz parte do acervo fotográfico do carnevalerio.com, de Valéria del Cueto. Agora, o painel de entrada é a imagem do Abre Alas do Carnaval 2014, “Cuiabá, um paraíso no centro da América“
As visitas ao Centro de Memória, até fevereiro, poderão ser realizadas de segunda a sexta, das 14 às 18h; aos sábados durante os ensaios de quadra, de 22 às 24h; nas feijoadas de janeiro e fevereiro, no segundo sábado do mês, de 15 às 18h.
Para conhecer o espaço será preciso agendar a visita pelo email cultural@mangueira.com.br
Valéria del Cueto para carnevalerio.com
Confira a crônica “Tem trem cuiabano na memória verde e rosa“