Era noite de Sexta-feira da Paixão, 19 de abril de 2019, meio do feriadão da Páscoa. No Teatro Rival, o couro cantava, as cordas vibravam e vozes com timbres graves, soavam. Com o maior respeito. Estavam reunidos ali admiradores das raízes do samba de vários estados brasileiros.
No palco o coletivo Glória ao Samba, de São Paulo, apresentava um repertório dedicado à Portela. Um primoroso trabalho de pesquisa sobre os primeiros e mais representativos sambas compostos por portelenses históricos. O grupo revirou o baú das criações do rico e vasto acervo musical da comunidade de Oswaldo Cruz.
Monarco, convidado especial, contou histórias, cantou e avalizou a seriedade do trabalho de Tuco Pellegrino (que tocou com o violão de Antônio Caetano, um dos fundadores da azul e branca), Paulo Mathias e os demais 17 componentes do Glória ao Samba, a maioria de Osasco. A cantora Francineth também fez uma participação.
Na platéia, além dos visitantes de várias partes do país já mencionados, portelenses ouviram as palavras do presidente da escola, Luis Carlos Magalhães, sobre a relevância do trabalho. A presença de vários pesquisadores musicais, citados nos agradecimentos do Glória ao Samba, corroborava a profundidade do “mergulho” nas raízes do samba.
Tanto a formação instrumental quanto os arranjos musicais do grupo são fiéis ao estilo musical das décadas pesquisadas, assim como o tom mais grave dos cantores. Mais uma iniciativa de resgaste da memória do samba essencial que merece registro.
Este é o segundo espetáculo do grupo com um repertório de pérolas pesquisadas nos primórdios das escolas de samba cariocas. O primeiro foi sobre o Império Serrano.
Aguardamos a próxima homenagem às escolas de samba do Glória ao Samba.
Clique AQUI ou na foto para acessar o álbum Glória ao Samba e a Portela do Flickr.
Ensaio fotográfico e registros no canal del Cueto, no youtube de (C)2019 Valéria del Cueto, all rights reserved
@no_rumo do Sem Fim… delcueto.wordpress.com
@delcueto para CarnevaleRio.com
Curta nossa página no Facebook e faça sua inscrição no Canal del Cueto no Youtube, desde 2008 registrando momentos do carnaval carioca.
Aqui tem mais pra você:
“No rumo do Sem Fim” você encontra o conteúdo produzido por Valéria del Cueto e também links para objetos e desejos produzidos no Studio@delcueto!
Sabe o que é #photodesign? Ideias disponíveis nas plataformas:
Já se inscreveu no canal delcueto no youtube? Corra!
Siga os instagrans
@valeriadelcueto
@delcueto.studio