Mangueira 90 anos no MAR da Praça Mauá
A feijoada comemorativa corria solta no Palácio do Samba enquanto o Museu de Arte do Rio, o MAR, na orla do porto carioca, Praça Mauá, inaugurava a exposição “O Rio do samba, resistência e reinvenção”.
A Estação Primeira era uma das convidadas para se apresentar no evento. Depois da Portela, antes de Martinho da Vila, chegou a “embaixada” verde e rosa.
Clique AQUI ou na foto para acessar o álbum fotográfico Mangueira 90 anos no MAR
O grupo de ritmistas que seguiu de ônibus para o local, já chegou sob o impacto do colorido do teto do museu. Prato feito para o registro do colorido do surdo e das camisas dos ritmistas no pé da foto contrastando com a iluminação do prédio e seu resplendor de luz. Só essa, já valia a ida.
Sob o comando de Daniel a bateria se posicionou no pátio do MAR, na parte de baixo do palco. O espaço era pequeno para a evolução dos 2s mestre sala, Renan Oliveira, e sua porta bandeira, Débora de Almeida, diante do público que se esmerava em captar o momento. Trajando as fantasias de nobres da corte o casal fazia um contraste marcante com a arquitetura arrojada do local com suas pilastras e teto vazado.
Na saída uma corrida para atravessar a Praça Mauá e fotografar a iluminação verde e rosa do Museu do Amanhã, capturando elementos no contra luz para humanizar o quadro. Entram em cena as bicicletas e o pipoqueiro.
Do ponto de vista quase em baixo da estrutura surge a imagem do Barão de Mauá contra o teto iluminado do Museu de Arte do Rio. Passado presente e futuro se fundem em mais uma imagem.
Que só não é mais forte que o último registro. Aguardando o restante do grupo, um garoto ritmista olha em direção do prédio do MAR. Sem fazer barulho sento no chão, me jogo para trás para fazer a foto.
Estou pronta para retornar ao Palácio do Samba. Ainda há festa para registrar…
#quemsambasabe
Clique AQUI para acessar o álbum fotográfico Mangueira feijoada 90 anos e AQUI para assistir os vídeos da apresentação da Bateria da Mangueira na Feijoada dos 90 anos da verde e rosa.
#aprimeiraala
Ensaio fotográfico e vídeos (C)2018 Valéria del Cueto, all rights reserved
@no_rumo do Sem Fim… delcueto.wordpress.com
@delcueto para CarnevaleRio.com
Bateria da Mangueira rumo aos 60 anos
Agradeço a Mestre Wesley, sua equipe e aos ritmistas! Junto com Rafaela Bastos e Renato Moço, responsáveis pelas mídias sociais, construímos a cada encontro uma nova página dessa história. É uma honra fazer parte da #primeiraala em seu caminho rumo aos 60 anos de existência.
O grupo Gres Estação Primeira de Mangueira, no FLICKR é o acesso para a coleção de registros da verde e rosa da fotógrafa.
Curta nossa página no Facebook e faça sua inscrição no Canal del Cueto no Youtube. Desde 2008 registrando momentos do carnaval carioca.
Quer ver o que tem por lá? Dá play.
Aqui tem mais pra você:
Já seguiu “No rumo do Sem Fim”?
Experimenta! Você encontrará o conteúdo produzido por Valéria del Cueto e também links para objetos e desejos produzidos no Studio@delcueto!
Ideias e design disponíveis nas plataformas:
Siga os instagrans
@valeriadelcueto
@delcueto.studio